domingo, 6 de julho de 2014

Crítica - Filme X Livro - Divergente


Sinopse :

Numa Chicago futurista, a Sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice ( Tris ) Prior cresceu na Abnegação , mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma Divergente , não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Olá Apaixonados , como vocês estão ?!

Essa semana resolvemos trazer para vocês esta Crítica sobre uma das Sagas mais queridas por todos nós daqui do Apaixonados Por Livros :D
Como todos vocês já sabem , é falar de adaptação cinematográfica que já aparecem uma porção de prós e contras sobre os Filmes produzidos ...  e com a adaptação de Divergente para as telinhas
não foi diferente . Apesar de muito bem sucedida gerou algumas contradições - algumas críticas por parte dos fãs com relação ao elenco escolhido e sobre a duração e o roteiro do longa , além de algumas comparações com a saga Jogos Vorazes com relação a trama dos Livros escritos pela Veronica Roth , autora de Divergente . E com tantas opiniões e comentários a parte sobre algumas polêmicas e acertos com relação a produção do longa e da Saga Divergente , que resolvemos trazer para vocês as nossa opiniões sobre esta Fantástica Distopia .


Com relação aos Livros todos nós da Equipe Apaixonados Por Livros temos que concordar que são Perfeitos e que apesar das críticas com relação a comparação de algumas semelhanças a Jogos Vorazes ( com relação a personagem principal ser uma garota , a ser uma Distopia baseada na distribuição da sociedade em grupos menores e com respectivas funções e delegações , aos testes que as protagonistas passam durante a trama , etc ) , Divergente possui seus méritos por apresentar uma Saga nova com trama e personagens totalmente únicos .
Já a adaptação de Divergente para as telinhas devemos confessar que foi uma bela Surpresa para todos nós . Trazendo a historia em seus minuciosos detalhes e acontecimentos , o Filme conseguiu trazer a tona a Incrível Distopia criada por Veronica Roth . Apesar de alguns e outros momentos narrados no Livro não terem sidos incluídos no longa , boa parte dos acontecimentos mais importantes foram inseridos no roteiro o que gerou um sensação de boa parte dos fãs de dever cumprido . Com relação ao elenco todas as escolhas sem exceção foram além de nossas expectativas - a começar pelos personagens principais Tris e Quatro ( Tobias ) em que Shailene Woodley e Theo James respectivamente conseguiram trazer a tona esses maravilhosos personagens .
Com todos estes prós , o Filme apesar de muito bem sucedido apresentou um ritmo um pouquinho cansativo por todo o longa - dai uma das reclamações mais ouvidas por todos nós de muitos fãs e por outros expectadores nos cinemas - além de alguns equívocos encontrados no roteiro e em algumas cenas do filme . Porém como toda adaptação não consegue agradar a todos , neste Filme em especial podemos afirmar dizendo que apesar dos pesares , Divergente com certeza merece seus devidos créditos por apresentar um roteiro bem elaborado e que como adaptação conseguiu cumprir com seus objetivos e deixar na história mais um Belo trabalho Cinematográfico .

Opinião dos Blogueiros :
Thayna Gabriela - ( Tha ):
   Olá meus amores !! . Este Filme me surpreendeu porque achei que foi  super fiel ao Livro . É raro isso , normalmente os filmes vem super decepcionantes  - estou falando isso por que simplesmente a maioria não é fiel ao Livro e as vezes me pergunto : Será que o diretor pelo menos leu o Livro ?!?!?! . Mais Divergente me surpreendeu e eu achei a historia Fantástica . Amei a escolha dos atores principalmente o Theo James (o Quatro) . Eu só notei um erro não sei se vocês notaram mais no Livro a Tris (Shailene Woodley)  não fala pro Quatro que o ama , mais no Filme na cena em que os dois lutam  ela  fala . Por que na verdade ela só vai falar que gosta dele no segundo livro ( Insurgente ). Mais eu Amei  o Filme e gostei dela ter falado que o amava também , pois ficou super fofo *-*  . Eu Amei o Filme e super Recomendo :D
  Bejooooooooooooos da Tha *--*
 
Ester Vieira - ( Tes ):
     Olá queridos !! Minha opinião sobre o filme é que ele ficou fiel ao livro mas não 100%. Eles mudaram várias cenas , tiraram alguns personagens , trocaram algumas falas dos personagens mas acima de tudo o Filme ficou Perfeito . Eu acho que eles deveriam ter colocado o Uriah , o Edward e a namorada dele e que também deveriam ter deixado as cicatrizes e hematomas da Tris mais reais .  Agora gente fala sério , o Quatro e a Tris foram feitos um para o outro e as cenas deles ficaram perfeitas e tenho que concordar que a Tris não fala pra ele que ela a ama naquela cena assim como também não é ele que fala sobre o soro . Uma cena que eu achei que ficou fiel ao Livro foi quando o Will meio que zoa a Cristina pelo medo dela , a fala é a mesma do Livro . Acho que a única coisa que faltou foi o Uriah , ele meio que tinha que estar também no Filme porque a falta dele quebra aquela "politica" entre leitor e livro/filme . Por ler o Livro e assistir o Filme senti a falta dele. Algumas pessoas fizeram uma crítica dizendo que o filme era igual a Jogos Vorazes e eu não concordo , acho até que é muito autêntico e que essas pessoas deveriam ler mais para poder opinar . Bom espero que gostem - porque eu sinceramente adorei (8) - , Assistam e Leiam o Livro !!
                                                   Beijossss da TES ♪♪♪:)
Chay Oliveira - ( Ch <3 ):
    Como fã desta Maravilhosa Saga , ter o prazer de conferir a adaptação de Divergente nos cinemas foi um Sonho realizado :DD Mas sabendo como são as adaptações de Livros para as telinhas , realmente me surpreendi com a qualidade e roteiro do Filme !! Apesar de algumas alterações já esperadas devido ao tempo de duração do filme e alguns cortes em alguns personagens do Livro - fiquei bem triste com a exclusão do Uriah no Filme mas para minha alegria teremos a presença dele em Insurgente , continuação do longa \o/ - o Filme conseguiu passar sua mensagem e mereceu toda a espera . E como dito pela Tes , nada melhor que ler os Livros e aproveitar para Conferir de pertinho o Filme - hahaha - .
      Beijinhos :B
 
Esperamos que tenham gostado da postagem !!
 
 
Confiram o Trailer do Filme :
 
 
Então é isso , Comentem aqui o que vocês acharam , dê dicas de Livros que viraram Filme e que gostariam que falássemos aqui no Blog também .
 
Até a próxima Crítica Literária , Apaixonados !!
 
Beijinhos da Tha *-* , da Tes e da Ch <3

2 comentários:

  1. Gente! Vcs são tão divertidas! Haha
    Eu ainda ñ li o livro (AINDA) e mt menos assisti por causa de spoilers!
    Mas minhas expectativas são grandes! Logo agr que vcs disseram que gostaram!
    Beijos
    -Hemilly/ Bagagem Literária
    http://bagagemliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso que dá quando várias fãs juntam para falar da Saga favorita hahaha
      Obrigado pela Visita e Volte Sempre , Hemilly Sara !!

      Beijinhos da Ch <3

      Excluir